Foi inaugurado nesta quinta-feira (1º), em Ibaiti, no Norte Pioneiro, o primeiro Quartel de Bombeiro Integrado do Paraná. A iniciativa é fruto da lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em novembro do ano passado, que institui o programa Bombeiro Integrado no Estado. A nova legislação permite a atuação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) com os agentes de Defesa Civil municipais.



"Hoje inauguramos o 1º Quartel de Bombeiro Integrado do Corpo de Bombeiros do Paraná. O objetivo é ampliar os serviços prestados pela instituição em toda a região do Norte Pioneiro. A Corporação consegue com isso potencializar os seus serviços, com o auxílio de agentes de Defesa Civil, em conjunto com os nossos bombeiros militares, aumentando os serviços na área de combate a incêndio, de busca, salvamento. E também teremos agora aqui em Ibaiti a presença do serviço do Siate, com a entrega de uma ambulância ao município", disse o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.



De acordo com a lei, o Quartel de Bombeiro Integrado pode ser criado por convênios entre o poder público e o Corpo de Bombeiros em cidades com menos de 60 mil habitantes. O local deve, obrigatoriamente, funcionar com a presença mista de bombeiros militares e agentes de Defesa Civil, sendo que a direção e coordenação das ações conjuntas é sempre de responsabilidade da Corporação.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná são responsáveis pela operacionalização, formalização dos convênios e regulamentação do Bombeiro Integrado.



No caso de Ibaiti, o efetivo é composto por 10 bombeiros militares e 12 agentes da Defesa Civil. Servidor municipal ou de consórcio de municípios com formação estabelecida no Programa Brigada Comunitária, o agente de Defesa Civil tem a função de apoio durante as missões, trabalhando sob a supervisão de um bombeiro militar.

A finalidade desse tipo de unidade é atuar de forma integrada nas operações de prevenção, combate a incêndio e a desastres, buscas, salvamentos e socorros públicos. O processo de mudança de posto de Bombeiro Comunitário (onde há apenas um bombeiro militar e uma equipe de agentes da Defesa Civil) para Quartel de Bombeiro Integrado garantiu o aumento da capacidade de resposta operacional na região, principalmente em relação aos atendimentos em rodovia, que em sua grande maioria exigem técnicas e equipamentos para resgate veicular. 

VEÍCULOS – A região também recebeu o reforço de duas ambulâncias do Siate para atendimentos em conjunto com o Samu – uma delas ficará em Ibaiti. No mesmo evento, foram entregues pela Secretaria da Saúde (Sesa) outros veículos para a utilização dos serviços de atendimento à população do município e da região, sendo dois deles ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel (Samu).

Na mesma solenidade foi inaugurado o heliponto municipal. A estrutura promete dar maior celeridade ao transporte aéreo de pacientes e vítimas de acidentes, em casos mais graves ou que exijam tratamento especializado.

QUARTEL – O quartel de Ibaiti, implantado como 3ª Seção de Bombeiros do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independentes (7º SGBI), com sede em Santo Antônio da Platina, vai prestar atendimento para a microrregião do Vale do Rio das Cinzas – que inclui municípios de Ibaiti, Japira, Jaboti, Pinhalão, Tomazina, Jundiaí do Sul e Conselheiro Mairinck. 

A sede foi reformada e possui 295,23 metros quadrados de área construída, com alojamentos confortáveis, salas e almoxarifado. Ela está estrategicamente localizada em frente ao heliponto municipal. Durante o evento, o cabo David Fernandes da Costa, que vinha gerenciando a então unidade de Bombeiro Comunitário desde 2015, foi homenageado pela instituição.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade secretário estadual da Saúde, Beto Preto; o deputado federal Pedro Lupion; os deputados estaduais Alexandre Curi e Luiz Claudio Romanelli; o comandante do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (2º CRBM), tenente-coronel Fábio Roberto de Azevedo Thereza; o comandante do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independentes (7º SGBI), major Ezequiel Roberto Siqueira; o prefeito de Ibaiti, Antonely Carvalho; além dos prefeitos Edão (Barra do Jacaré), Alex Sandro (Conselheiro Mairinck), Contieiro (Figueira), Régis (Jaboti), Paulinho (Japira), Eclair (Jundiaí do Sul), Dionísio (Pinhalão), Germano (Siqueira Campos), Flávio Zanrosso (Tomazina), Taidinho (Wenceslau Braz) e Mônica (Itambaracá).

 

FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS