Fundada no ano de 1969, a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) já está há mais de 53 anos com o principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa.

Durante os anos de lutas foram empreendidas e obtidas várias conquistas. O atual presidente da AMUNORPI e Prefeito de Siqueira Campos Luiz Henrique Germano explica que uma das mais recentes foi o desmembramento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) juntamente com o Consórcio Público Intermunicipal do Norte Pioneiro (CISNORPI). 

Atualmente a regulação e serviços são gerenciados pela regional de Cornélio Procópio. Com o apoio dos prefeitos, secretários municipais de saúde e da Associação de Municípios o desmembramento se tornou realidade. Já para o ano de 2023, serão novas ambulâncias e investimentos que irão atender toda a população do Norte Pioneiro.

Outra luta que a AMUNORPI sempre esteve presente foi a recuperação da PR 092 entre os trechos de Jaguariaíva (Campos Gerais) e Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro). A rodovia é a principal artéria de trânsito e a recuperação que está sendo realizada pretende transformar em um corredor mais seguro. Estão sendo construídos 15,44 quilômetros de terceiras faixas em 16 segmentos considerados críticos da rodovia.

 

A AMUNORPI também esteve engajada na criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e posteriormente a criação de um curso de Odontologia que já está em pleno funcionamento. Além disso, a reativação afetiva do Hospital Regional do Norte Pioneiro em Santo Antônio da Platina, a duplicação da PR 092 no perímetro urbano em Siqueira Campos, entre outras ações.

 

O Norte Pioneiro como a primeira região a receber o Plano de Desenvolvimento Regional do Governo com o programa ‘Paraná Produtivo’. Ele vai identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios.

 

O Presidente da AMUORPI ainda lembra que a região esteve presente nas audiências públicas sobre o debate das concessionárias do pedágio. “Estávamos cercados de pedágios pelos dois lados, sendo os mais caros do Estado. Todos os prefeitos estiveram empenhados em poder contribuir com ideias e sugestões para uma nova concessão que poderá atender ao Norte Pioneiro”, finaliza Luiz Henrique Germano.