O Presidente da Câmara Municipal de Jacarezinho Fúlvio Boberg destacou na manhã desta segunda-feira, 8, que o Poder Legislativo apoia a iniciativa de um curso de medicina no Norte Pioneiro. A situação foi apresentada ao Secretário de Saúde do Paraná Beto Preto em evento no município na última semana.
“Diariamente temos pessoas de nosso município e de todo o Norte Pioneiro indo aos grandes centros em busca de tratamentos médicos. Isso causa um prejuízo muito grande, pois já estão debilitadas e precisam viajar por várias horas”, comenta o vereador Fúlvio Boberg.
O prefeito de Ribeirão Claro e Presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) Mário Pereira explica que os estudos estão sendo feitos. “Conseguimos realizar algo inédito. Unir Jacarezinho e Santo Antônio da Platina para abrigar o curso”, ressalta o prefeito.
A intenção é que as aulas teóricas sejam realizadas no município de Jacarezinho utilizando a estrutura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), onde já funcionam cursos na área de saúde como Odontologia e Fisioterapia. Já as aulas práticas seriam realizadas no Hospital Regional em Santo Antônio da Platina, utilizando a estrutura hospitalar existente.