Região busca estruturar setor cultural e atrair recursos para financiar projetos locais nesta área.

Com o objetivo de potencializar a cultura na região do Norte Pioneiro a Coordenadoria Regional da Casa Civil e Secretaria de Estado de Comunicação Social e Cultura (SECC) em parceria com a Prefeitura de Ribeirão do Pinhal promoveram, na sexta-feira (08), o Encontro sobre Cultura no Norte Pioneiro.

O Centro Cultural de Ribeirão do Pinhal recebeu prefeitos, vereadores, representantes da área da educação e cultura da região para conhecer as orientações do Governo do Estado sobre a importância, valorização da cultura do Paraná e sobre a elaboração de projetos culturais, com recursos como do Fundo de Apoio à Cultura, pela Secretaria de Estado Comunicação Social e Cultura. 

Segundo a técnica da SECC, Elietti de Souza Villela, o Paraná é rico em diversidade cultural, mas é preciso dar visibilidade a essas riquezas do povo paranaense. “Nós somos um Estado eclético na formação de etnias e isso é belíssimo porque faz com que sejamos tão diversos, mas precisamos evidenciar tudo isso que temos de lindo e para isso estamos começando a formular a Rota Cultural da Etnia Paranaense com a contribuição de festivais regionais, entre outras atividades que pretendemos implementar. Acreditamos que a cultura pode contribuir com o turismo e consequentemente movimentar a economia local” 

Elietti falou também sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) que vai destinar R$ 33 milhões no biênio 2020-2021 para financiar projetos em 10 áreas culturais, mas dessa vez foi elaborado um edital que permitisse distribuir o recurso de forma mais justa para todo o Estado. “Percebemos que nos editais anteriores os recursos ficavam concentrados na capital, região metropolitana, campos gerais e litoral, porque antes os projetos regionais concorriam com grandes e experientes produtores culturais e isso reduziam as chances dos municípios pequenos conseguirem ter um projeto aprovado. Então pensamos numa forma que reduzisse essa disparidade, dividindo os recursos em duas modalidades, sendo 50% para capital (antes chegava a 80%), mas com atividades que além de Curitiba sejam também apresentadas pelo Estado. E os outros 50% para os demais municípios”, explanou a técnica.  

O representante da Casa Civil, João Pavinato, ressaltou que promover a discussão dos aspectos referentes à cultura que os municípios podem implementar, são fundamentais. “Muitas vezes diante das dificuldades e prioridades diárias da administração pública municipal as ações referentes à cultura, que são importantes para sociedade, mas não consideradas prioridade, ficam em segundo plano. Entretanto, se integramos as políticas públicas do Estado com os municípios e a sociedade organizada, poderemos fazer grandes coisas pelas manifestações culturais locais. Fico feliz em ver a quantidade de prefeitos presentes em um evento como esse, sinal que estão realmente interessados em contribuir pela cultura de seus municípios”. 

O coordenador da Casa Civil no Norte Pioneiro, Juarez Leal (Daio) destacou o compromisso do governo do Estado em ajudar todos os municípios do Paraná. “Esse encontro foi um marccado para o Norte Pioneiro trazendo um assunto tão relevante que muitas vezes é deixado de lado. O Governador Ratinho determinou a aproximação de seu governo junto aos prefeitos municipais para realizarmos um Governo voltado aos municípios”. 

O prefeito Wagner Martins agradeceu a presença de todos para debater sobre cultura e ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado para os municípios do interior. “Para nós é uma honra receber este encontro regional sobre cultura. Acredito que essa é a primeira vez que vejo o Governo do Estado vindo até a região para falar sobre cultura e esse é um passo importante para desenvolver esse setor no Norte Pioneiro, porque a maioria dos municípios da região é composta de pequenas comunidades e com poucos recursos, tornando difícil manter as atividades básicas, por isso essa parceria com o Governo do Estado é muito importante para trazer investimentos e fomentar as atividades culturais”, celebrou Martins.

A diretora municipal de cultura do município de Cambará, Maria Lea Fragati, comentou que embora estivesse com o Fescam – teatro de rua em andamento, fez o possível para participar desse evento. “Um encontro como este é muito importante, porque abre muitas oportunidades e parcerias na nossa região para desenvolver as atividades culturais e também nos aproxima de contatos na SECC que poderão nos ajudar a tirar as dúvidas nesse processo de reestruturação da cultura na nossa região”. 

Para evidenciar um pouquinho da riqueza cultural e artística de nossa região o Encontro foi aberto com apresentações locais como: do grupo BatucApae, da Escola Especial Despertar de Ribeirão do Pinhal, algumas interpretações musicais do cantor Adriano Mancini de Siqueira Campos, declamação de uma poesia do secretário Municipal de Cultura de Joaquim Távora, Flávio Luis Ribeiro e o canto da finalista do Festival de Talentos Municipal 2019 de Ribeirão do Pinhal, pela Escola Estadual Ruth Martinez Correa, Beatriz Alvarenga de Almeida.  

Neste evento a chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Ana Maria Molini, trouxe também uma explanação sobre os desafios e as conquistas da educação na região e a ligação com a cultura. Na oportunidade, parabenizou e agradeceu todos os diretores e professores pela dedicação e comprometimento.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes: o prefeito de Ribeirão Claro, Mário Pereira (representando o Presidente da Amunorpi, o prefeito de Pinhalão Sérgio Rodrigues); o representante da Casa Civil na Região de Cornélio Procópio, Fred Alves; os prefeitos de Abatiá, Nelson Garcia; Congonhinhas, Valdinei Aparecido de Oliveira; Guapirama, Pedro Oliveira; Santa Amélia, Jarbas Carnelossi; Santana do Itararé, Joás Michetti; o vice-prefeito de Ribeirão do Pinhal, Cássio Badaró da Silveira Pinto; o presidente da Câmara de Vereadores de Ribeirão do Pinhal, Emerson Gonçalves de Oliveira; o vereador Reginaldo Terra; a secretária Municipal de Educação e Cultura de Ribeirão do Pinhal, Terezinha de Campos Silva; o secretário Municipal de Assistência Social de Ribeirão do Pinhal, Carlos Alexandre Braz; a chefe do NRE de Ibaiti, Leila Cândido de Bonfim Torres; o Chefe NRE Wenceslau Braz, Joaquim Faustinoni, representantes da região no setor de cultura como membros de conselhos de cultura, dirigentes culturais, produtores, artistas, diretores e professores das escolas estaduais e municipais.