Uma reunião na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) em Curitiba discutiu a recente suspensão no ramal ferroviário entre Ourinhos e Londrina. A reunião foi marcada pelo Secretário Sandro Alex para ouvir os representantes da Concessionária Rumo depois que notícias deram conta de que a medida tomada pela empresa seria prejudicial ao Norte do Paraná.

 

Estiveram presentes representando a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI), o Presidente e Prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano e o prefeito de Cambará, Haggi Neto. Também estavam prefeitos de outras cidades do Norte do Paraná como: Marcelo Belinati (Londrina), Marcelo Bolinha (Santa Mariana), Ione Abib (Andirá), Jaelson Matta (Bandeirantes) e Sérgio Onofre (Arapongas) e o deputado estadual Tiago Amaral.

 

Segundo informações obtidas na reunião, o vice-presidente de operações da Rumo, Daniel Rockenbach, disse que houve uma migração natural de competitividade para a região, tendência verificada já há 5 anos, o que é melhor para o Estado do Paraná.

 

Eudis Furtado Filho, vice-presidente comercial da Rumo, explicou que Ourinhos não tem mais competitividade já que a distância e o custo do transporte por rodovia são menores. Com isso, os clientes da Rumo foram reduzindo ano a ano os contratos na cidade paulista, até que não fecharam contratos para 2024.

Um levantamento apresentado pela concessionária mostrou que apenas 25 vagões eram carregados em Ourinhos por dia, enquanto em Londrina são 450, passando de 1000 quando se considera a região Norte toda.