A Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) realiza nesta sexta-feira, 14, a eleição para a gestão 2019 para comandar a entidade. A escolha acontecerá às 9 horas na sede do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI), onde também haverá eleição para a entidade nesta sexta-feira.
Nos últimos anos a AMUNORPI foi alvo da Operação “Cheque em Branco” que foi instaurada pelo Ministério Público do Paraná. Quando assumiu no início de 2017 a presidência da entidade o Prefeito de Ribeirão Claro Mário Pereira e o vice Presidente, Prefeito de Santana do Itararé, Joás Michetti tomaram uma atitude drástica em relação aos pagamentos das contas da AMUNORPI.
“Todos os cheques sem exceção, independente do valor emitido, somente seriam liberados apenas após a assinatura do Presidente e do Vice Presidente com a apresentação dos respectivos documentos que comprovavam aquele serviço”, comenta o Prefeito de Santana do Itararé Joás Michetti.
Após esta primeira atitude foi feito parcelamento na Receita Federal por causa dos débitos que vinham se arrastando desde o ano de 2015. “Acabou sendo penhorado um valor significativo da Associação e com isto não conseguíamos as Certidões”, explica Joás Michetti. Após o parcelamento e quitação de todos os débitos e várias tentativas foi devolvido o valor penhorado para a AMUNORPI com juros e correção monetária. 
No ano de 2018 o prefeito de Santana do Itararé assumiu a Presidência tendo como vice o prefeito de Pinhalão Sérgio Inácio Rodrigues. Ele continuou com a mesma austeridade, com isto tendo recursos em caixa e o resgate do nome da AMUNORPI.
“Conseguimos realizar diversos cursos para os servidores das Prefeituras filiadas. Com isto, trouxemos conhecimentos técnicos diretamente para os funcionários poderem realizar nas suas áreas de trabalho e atendimento a população de cada município”, argumenta Joás Michetti.
 
O Presidente ainda comemora que após muitos anos a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro possui uma sede própria na cidade de Jacarezinho. “Hoje a AMUNORPI está com Certidão Negativa de Débitos da Receita Federal, Certidão Liberatória do Tribunal de Contas e Certificado de Regularidade do FGTS. Agradecemos aos municípios que fazem parte deste resgate da nossa Associação”, finaliza o Presidente da entidade.