A edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro (FICAFÉ) teve início nesta terça-feira, 17, no Centro de Eventos de Jacarezinho. Com a participação do Presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) e Prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, o coordenador da Casa Civil no Norte Pioneiro Juarez Leal (o Daio) e representantes regionais, produtores e expositores.

 

Eventos dos mais importantes do agronegócio de todo Estado, as feiras oferecem um vasto conteúdo durante os três dias de realização e devem atrair milhares de participantes até a tarde de quinta-feira, quando serão encerradas.

 

Produtores rurais, profissionais do agronegócio, empresas, torrefações, cafeterias, compradores nacionais e internacionais e visitantes em geral terão acesso a palestras, painéis e workshops sobre temas como olericultura orgânica, acesso a mercados diferenciados no café, cultivo em estufas, apicultura básica, qualidade da água, sustentabilidade, manejo da terra, agroindústrias, agricultura regenerativa, energia solar, degustação de produtos diferenciados e uma vasta programação que as feiras oferecem.

 

Também serão promovidas rodadas de negócios, apresentação de cases de sucesso da região e exposição de outros produtos certificados, como queijos, alimentos orgânicos, morango, goiaba, mel, açúcar mascavo, pamonha e outros, além de maquinários e outras soluções voltadas aos desafios enfrentados pelo homem do campo.

 

“O grande objetivo é promover o desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida das pessoas através de um trabalho de parceira com o foco na produção de produtos diferenciados e consolidação do Norte Pioneiro como uma região produtora de produtos diferenciados”, explica Odemir Capello, consultor do Sebrae e um dos idealizadores dos eventos.

“O Sebrae é parceiro dos produtores desde aquela fase onde o produtor precisa de um rótulo, por exemplo, até o momento de exportar o produto, quando já existe uma consolidação no mercado. O resultado é que cada vez mais produtores estão sendo reconhecidos, premiados e gerando desenvolvimento regional”, continua.

 

Para o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, as feiras são uma grande oportunidade de ainda maior desenvolvimento para os produtores. “Temos uma riqueza muito grande vinda do nosso agro e dos nossos produtos diferenciados. Temos produtos sendo exportados para a Europa, sendo vendidos em Euro. Somos referência na qualidade desses produtos, e aqui é uma ótima oportunidade dos produtores se aprimoraram ainda mais, conhecerem novas possibilidades e se integrarem mais às tendências de mercado”, pontua.

 

O presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) e prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, elogia o trabalho do Sebrae e cita a transformação causada pela iniciativa. “Nós estamos vendo e vivemos uma grande transformação. Somos uma região de pequenas propriedades, mas que hoje possuem grandes produções e com muita qualidade. É uma condição excepcional de desenvolvimento com municípios cada vez mais auto suficientes e muito disso se deve a esse trabalho de produtos diferenciados”.

O Coordenador da Casa Civil no Norte Pioneiro destaca que em menos de 15 dias o Norte Pioneiro é o centro da atenção do Paraná em feiras específicas. “Tivemos a Geniuscon com tecnologia e agora a FICAFÉ com o melhor do café produzido em nossa região”, enfatiza.