A Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) e o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) entregaram na tarde de quinta-feira, 17, pauta conjuntar em prol da região. Eles aproveitaram a reunião da Assembleia Legislativa do Paraná com a presença do governador Ratinho Júnior e deputados estaduais.

 

 

O Presidente da AMUNORPI e Prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, e o do CISNORPI e Prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, entregaram nas mãos do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e para os deputados estaduais Alexandre Curi, Romanelli, Do Carmo, Tiago Amaral, Moacyr Fadel, Anibelli, Banzana, Cobra Repórter, Vermelho, Alysson Wandscher e Tercílio Turini. 

Uma das situações está sobre o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Ele foi desmembrado para gerenciamento do CISNORPI. Os prefeitos irão solicitar mais apoio nos investimentos para o atendimento que abrange os 22 municípios consorciados. A Secretaria Estadual de Saúde já informou que irá disponibilizar cinco novas ambulâncias.

Outra demanda que os prefeitos levaram para os representantes estaduais foi sobre a unidade do Hospital do Câncer em Santo Antônio da Platina. “É muito importante que possamos estar juntos nessa situação. Irá auxiliar os pacientes que precisam de atendimento nessa área e tem que realizar longas viagens”, comenta Zezão.

Outro ponto na área da saúde que foi encaminhado é a regionalização do Hospital de Ibaiti. A intenção é que a nova unidade possa atender os municípios próximos e ser referência. “Podemos desafogar o atendimento na Santa Casa de Jacarezinho e os cuidados serem mais pertos nos municípios que estão próximos”, comenta o prefeito Antonely de Carvalho.

Outros pontos apresentados foram sobre: o Colégio Agrícola de Joaquim Távora, a implantação do curso de Medicina no Norte Pioneiro e incentivos para a Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho que é referência regional.

A Procuradoria da Mulher de Santo Antônio da Platina também realizou a solicitação da instalação de uma Delegacia da Mulher no município, como uma Casa de apoio às vítimas de violência na região. 

Outro pedido foi realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santo Antônio da Platina. Uma das solicitações foi sobre a instalação de extensões de cursos públicos envolvendo atividades de interesse geoeconômico do município e região.