O Centro de Eventos Prefeito José Antônio de Oliveira em Jacarezinho foi palco do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes promovido pela Rede Cidade Digital (RCD). O evento que teve a parceria a APROVA e apoio da AMUNORPI (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) e AMUNOP (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) contou com participantes de todo o Norte do Paraná.

 

“Muito importante este evento. As prefeituras puderam demonstrar ações que estão sendo realizadas em prol da população e que pode ser um exemplo para as outras cidades”, comenta Luiz Henrique Germano, Presidente da AMUNORPI e Prefeito de Siqueira Campos.

 

O objetivo do evento foi promover a troca de experiências entre os gestores municipais e facilitar o acesso a soluções inovadoras. “O objetivo foi abordar tudo que tem sido feito visando melhorar a oferta de serviços. A pandemia intensificou mais esse movimento com a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e da inovação”, observa o diretor da RCD, José Marinho.

 

PALESTRAS

 

O consultor do SEBRAE, Odemir Capello, falou sobre a inovação e desenvolvimento territorial a partir dos produtos diferenciados do agro. O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, destacou sobre a transformação digital na administração pública no município. O Secretário de Assaí, Igor, destacou sobre a cidade pequena para cidade inteligente: como a inovação pode transformar os municípios de pequeno porte.

O consultor em Tecnologias para Gestão Pública (APROVA), Deyvid Alan, falou sobre como acabar com a transformação digital iceberg no setor público. O prefeito de Cambará, Haggi Neto, ressaltou sobre a eficiência energética e os incentivos em seu município. O especialista em cidades inteligentes da empresa Sigma, Alfredo Gobbato, teve a palestra com o tema “Transformando Cidades: O Papel da Tecnologia na Construção de Comunidades Inteligentes".

 

O prefeito de Siqueira Campos explicou aos presentes sobre estratégias para o desenvolvimento tecnológico municipal. Ele também lembrou sobre a divulgação do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis em agosto de 2023.

 

TURISMO

 

O turismo do Norte Pioneiro também esteve presente durante o evento. Foram destacadas as ações que estão sendo realizadas pela Associação de Turismo do Norte Pioneiro (ATUNORPI) e a regional de Turismo em Jacarezinho. A explicação foi realizada por Leda Palhares e Mara Mello.