Cerca de 120 alunos de Ribeirão do Pinhal que concluíram cursos profissionalizantes nesse primeiro semestre de 2019 receberam os certificados de conclusão, nessa quarta-feira (21), no centro cultural. Os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – na Escola Móvel – e Serviço Nacional do Comércio (Senac) oferecidos gratuitamente a população pela Prefeitura Municipal por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tiveram o objetivo de capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) também tem parceria com a Prefeitura, por meio do Sindicato Rural, e traz diversos cursos gratuitos.
Foram entregues os certificados de conclusão para os alunos que participaram dos cursos do Senai: Fabricação de bolos e pães naturais,  manutenção de motores de motocicletas, aperfeiçoamento em corte costura industrial, aperfeiçoamento para mecânica de motocicletas, criação e desenvolvimento de coleção de moda, fabricação de doces e derivados de pescado.  O Senac ofereceu cursos de técnicas para garçom e preparo de lanches. O Senar com o curso de artesanato em madeira de bambu. As turmas do Senar não receberam certificados nessa cerimônia porque podem retirar direto pelo site, com seus dados pessoais.
Segundo o secretário de Assistência Social, Carlos Alexandre Braz, essas parcerias com Senar, Senac e Senai tem sido muito produtivas para oferecer vários cursos gratuitos. “Temos trabalhado com esses ótimos parceiros para trazer uma boa formação acessível a todos e espero que esse conhecimento possa contribuir para melhorar a vida desses alunos”, explicou Braz.
O prefeito Wagner Martins (PSD) também agradeceu as parcerias e parabenizou os alunos. “O conhecimento é uma conquista para vida toda e todos esses alunos que concluíram os cursos profissionalizantes estão de parabéns. O mercado de trabalho exige cada vez mais mão de obra especializada e nossa equipe se dedica para conseguir o melhor para nossa população”, destacou Martins.
Também participaram do evento os representantes do Senai, Elizandra Maria Lauro Estefano e Tatiana Oliveira; representando o Senac, Flávia Galat e Paulo Cirino; representando o Sindicato Rural e o Senar, Ciro Tadeu Alcântara; e familiares dos alunos.
O aluno do curso de manutenção de motores de motocicletas, Fabrício Teixeira Pontes, disse gosta muito de motocicletas e teve curiosidade de aprender. “O curso foi muito produtivo, sempre quis saber mais sobre a mecânica das motos e aprendi bastante, quem sabe ate consigo trabalhar com isso”, afirmou animado.
A costureira Ana Maria da Silva Calodino também estava muito satisfeita com o curso de aperfeiçoamento em corte costura industrial e com o que aprendeu. “Eu já costuro em máquina simples, mas não sabia nada da industrial e esse curso ajudou bastante, pretendo ampliar meus trabalhos assim que puder comprar uma máquina como as que usamos no curso”.  
Durante a solenidade foram sorteados alguns brindes para os alunos presente no evento.
Segundo o prefeito o município continuará investindo na capacitação gratuita pra a população e assim facilitar o ingresso ao mercado de trabalho. “O investimento vale a pena quando vemos resultados”, considerou. “Vocês estão preparados para ocupar qualquer oportunidade de trabalho que apareça”, concluiu Martins.


FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA - PRISCILA DUTRA