A primeira reunião ordinária da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) aconteceu na última sexta-feira, 29, na cidade de Jacarezinho. Sob a direção do Presidente e Prefeito de Pinhalão Sérgio Inácio Rodrigues a entidade continua seu trabalho de reestruturação.
“Queremos sempre trazer pessoas que possam trazer experiência e projetos que possam beneficiar toda a nossa região. É importante termos todos os municípios ativamente para buscar ações conjuntas com o Governo Estadual e Federal”, comenta o prefeito Sérgio Rodrigues.
O Presidente da Associação lembra que o projeto de estruturação começou em 2017 com o prefeito de Ribeirão Claro Mário Pereira e em 2018 com o prefeito de Santana do Itararé Joás Michetti. A primeira reunião ordinária da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro aconteceu em Jacarezinho com uma pauta extensa de atividades e reuniões. Ela contou com a presença da Promotora de justiça, Kele Cristiani Diogo Bahena, coordenadora do Gepatria – Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate a Improbidade Administrativa, com sede em Santo Antônio da Platina.
Os prefeitos tiveram contato, ainda, com Everton Albuquerque, da Gomes de Freitas Sociedade de Advogados, que discorreu sobre gestão de projetos. Finalizando, Gláucia Rolim, da faculdade Pólis Civita, falou sobre a proposta de educação continuada em governança municipal.

O presidente da AMUNORPI está fazendo uma campanha junto aos cinco prefeitos que se desligaram da entidade nos últimos anos, para que voltem a integrar a instituição, que na sua avaliação, vive um momento histórico, com sua reorganização e fortalecimento.   “Chegou a hora de mostrarmos ao Norte Pioneiro a importância da Amunorpi no desenvolvimento da nossa região, gostaria muito que os municípios que deixaram a Associação por problemas do passado viessem participar dessa primeira reunião e tirassem suas conclusões para que se unam novamente para termos forças frente aos governos estaduais e federais e lutarmos juntos pelos nossos projetos regionais”.
PR 092
Entre as principais demandas que os prefeitos deverão se concentrar neste próximo ano é a melhoria na infraestrutura da PR 092. Na reunião com os prefeitos, o governador Ratinho Junior lembrou que já se reuniu duas vezes com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e sua equipe e sugeriu que a rodovia, a principal do Norte Pioneiro, entre no pacote de concessões do governo federal. “Mas, antes disso, do prazo para a licitação, vamos fazer o projeto executivo para melhorias e criação de terceiras faixas para que a rodovia esteja mais apta a receber investimentos e também dê mais segurança aos usuários”, afirmou.
O Norte Pioneiro, disse Ratinho Junior durante recente visita a região, deixou de receber empresas e gerar empregos por falta de infraestrutura. “Precisamos de um bom planejamento para que a região esteja apta a receber empresas do Brasil que querem investir no Paraná."